O BAILE FUNK COMO ESCAPE PARA A FALTA DE CULTURA NO EXTREMO DA ZONA LESTE
By yan - 18:21
FALTA DE LAZER FAZ COM QUE BAILE FUNK SEJA A UNICA SAÍDA PARA JOVENS
Imagem: Vaidançar.com.br
O baile funk é hoje um dos principais meios de lazer e diversão para os jovens, principalmente para os que vivem nas periferias, não só da zona leste, mas de toda a cidade de São Paulo. A falta de lugares de entretenimento e cultura faz com que a única alternativa para se ter diversão e lazer para o púbico dessa idade seja os bailes e outros tipos de festas
Ambientes como esses, algumas vezes acabam se tornando lugares hostis. Drogas, bebidas, e algumas vezes, conflitos com a polícia acabam sendo frequentes nesse tipo de lugar. Em 2018, segundo o relatório divulgado em 2018 pela Ouvidoria das polícias de São Paulo, os bailes funk foram um dos principais motivos para reclamações e pedidos de intervenção da polícia militar
por parte dos moradores das regiões.
Segundo a ouvidoria, a capital de São Paulo teve 53% de denúncias, tendo a zona sul, com 84 solicitações e zona leste com 79 solicitações de pedidos para intervenção.
Porém, muitos adolescentes frequentam esses bailes apenas em busca de curtição, ver os amigos, conhecer gente nova, se divertir em geral e pela falta de shoppings ou parques em seus distritos, acabam recorrendo a essas zonas como única saída de diversão.
Há quem questione esse tipo de ambiente, mas se esquecem que não existe outro meio de diversão para os adolescentes.
Imagem: Projeto AP3
Nessa idade, todos só querem curtir a vida, e isso não é nenhum crime.
Mas como meninos e meninas de periferia vão aproveitar essa fase da vida sem locais diferentes em seus distritos?
É preciso construir mais lugares culturais e com mais lazer. Parques, shoppings, museus, centros culturais, quadras poliesportivas, entre outros são exemplos de lugares que os adolescentes gostam de frequentar, porem tem difícil acesso por não achar nada do tipo em seu distrito.
Um exemplo disso é o shopping de Itaquera. Antes da construção do shopping, adolescentes da região não tinham lugares para frequentar, mas com a construção do shopping, a busca por diversão ficou mais fácil. Não só ajudou na busca de lazer, mas para a economia da região, já que com o shopping, muitas vagas de emprego foram abertas, ajudando as pessoas do distrito a viverem um pouco melhor.
Outra coisa que ajuda nesse problema são os vários programas culturais que diversas
ONGS fazem nas periferias. Diversos programas ajudaram a construir playgrounds para as crianças, além de trazer jogos e outras atividades como futebol, lutas e outros esportes
A ONG A3P é um exemplo disso. A instituição ficou famosa em Itaquera por dar aulas de futebol, cursos de cabelereiro e até crochê para jovens desse distrito e, além disso, a A3P também vem ajudando moradores locais com doações de alimentos.
Ainda assim, com diversos programas culturais feito pelas ONGS, isso ainda não é o suficiente para agradar os jovens, até porque, nem sempre os programas propostos pelas ONGS agradam esse público
Para agradar ao público dessa idade, é preciso ter muitas opções de distração e cultura. Meninos e meninas gostam de diversidade, e querem sempre algo novo, que não seja cansativo. Por isso, gostam tanto do baile funk, pois lá, sempre conhecem gente nova, e cada dia em lugares como esse, é uma história nova para contar.
0 comentários